terça-feira, 19 de abril de 2011

Bullying


Compreende todas as formas e atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder.


Ocorre no contexto escolar, seja em escolas públicas ou privadas e costuma acontecer longe do olhar e da escuta dos adultos.

As formas de bullying:
  • Verbal: colocar apelidos, ofender, zoar, insultar, tirar sarro;
  • Física e material: agredir, bater, empurrar, beliscar, roubar,;
  • Psicológica e moral: humilhar, excluir, discriminar, intimidar, difamar, chantagear, perseguir, ignorar, isolar;
  • Sexual: abusar,violentar, assediar, insinuar;
  • Ciberbullying: realizado por ferramentas tecnológicas; celulares, filmadoras, máquinas fotográficas, internet em geral.

Quando se fala em bullying imediatamente se pergunta:
Quem é o agressor, agredido e expectador?

Os agressores ou autores são aqueles que praticam o bullying. Geralmente são indivíduos com pouca empatia, frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, onde há pouco relacionamento afetivo. O modelo familiar é agressivo e explosivo. Normalmente sentem a necessidade de dominar e controlar os outros, colocando-se como poderosos. Costumam ser impulsivos, autoritários, irritados, tendo baixa resistência para lidar com as frustrações.

As vítimas ou alvos geralmente são indivíduos inseguros, com baixa autoestima, solitários, isolados, incompreendidos e indefesos. Sofrem silenciosamente, de maneira velada e podem tornar-se reféns de uma ansiedade comprometendo o desempenho escolar.

As testemunhas ou expectadores são os que presenciam, mas não praticam nem sofrem o bullying. São alunos que convivem em um ambiente que ocorre, muitas vezes se calam por medo de serem a próxima vítima.

O bullying pode desencadear processos prejudiciais ao desenvolvimento psíquico como medo, baixa autoestima e sentimento de vingança, dificuldades de aprendizagem e problemas psicossomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário